terça-feira, 7 de junho de 2011

Como Dar Título ao Texto

Muita gente desesperada com a questão do título para a redação. Não sem causa, pois um título inadequado gera incoerência no texto.

Vamos às orientções práticas para a produção de um título aceitável:

1- O título é a primeira pista que se disponibiliza ao leitor sobre o assunto tratado no texto. Assim, ele deve conter as palavras-chave que desvendam a temática abordada;

2- Para conseguir tais palavras-chave, releia o primeiro parágrafo de sua dissertação e grife os termos que sintetizam a ideia central do parágrafo;

3- Organize esses termos de modo a conseguir uma frase-síntese (curta) que remeta ao conteúdo que você desenvolveu na sua redação.

4- Cuide para que o título não seja longo: três ou quatro palavras são capazes de ar conta do recado!

Lembre-se de que a prática leva à perfeição (ou a bem perto dela!) :)




5 comentários:

  1. Gostei professor!Eu crio textos mais nunca sei que Título colocar, meu textos são mais narrativos, que narram situações, e a maioria não passa de uma página do Word! Obrigado pelas dicas e se tiver mais dicas, melhor ainda! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação e pelos seus comentários. Continue produzindo textos e muito sucesso!

      Excluir
  2. ola! na redação do enem o tema era movimentos migratorios no seculo XXI ( e nos textos motivadores o enfoque eram migraçoes na america latina .To muito em duvida quanto ao título que coloquei- vou explicar:
    No primeiro paragrafo eu relatei que os movimentos migratórios estavam se acentuando entre os menbros dos paises latinos devido à existencia de uma unidade religosa, cultural e linguística entre tias países. No segundo eu falei que muitos dos migrantes possuem mao de obra qualificada, se tornando positivo para os países que oferecem abrigos para esses novos moradores. Dessa forma seria possivel incentivar o setor terciario com a melhoria das prestações de serviços ( e desenvolvi bem mais nas argumentações)
    Já no terceiro paragrafo eu entrei com uma contraposição falando que entretanto, muitos migrantes sao desprovidos de instrução tecnologica e da educação requerida pelo mercado de trabalho ( e desenvolvi também!)
    NO quarto e ultimo eu entrei com uma solução aos desprovidos de educação e intruções tecnologicas, alegando que uma forma de inserimos eles ao mercado de trabalho seria por meio da reeducação dos meios e fornecimento de cursos tecnológicos, pois dessa forma eles se tornariam agentes da transformação de suas próprias realidades, sendo possível a sua inserção na esfera trabalhista e sua socialização secundária.
    Meu título foi : AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO ...nao ficou vago demais pro titulo, uma vez que o tema era outro e a explicação ao título só será dada na conclusao do texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Lucas. Quero pedir desculpas pela demora para responder. É que a semana passada estive em semana de revisão para a UNICAMP 2013. Aulas o tempo todo e atendimentos on-line... você sabe como é!
      Mas vamos lá: um título é uma primeira pista que você dá para o leitor sobre o modo como você vai abordar o assunto em questão. Por natureza, o título tem um certa característica antecipatória e, ao mesmo tempo, de suspense, o que serve até para instigar, para motivar à leitura. Para avaliar adequadamente se o seu título está adequado, eu precisaria ler o texto que você escreveu. Porém, pelas indicações que você deixou acima, é bastante provável que o título esteja, sim, adequado. Não há, com base nas informações que você forneceu, nenhum motivo para imaginar que seu título tenha causado algum tipo de incoerência nessa redação. Vale lembrar que colocar título na redação do ENEM é opcional. Espero que você possa relaxar e se sair bem nos próximos exames. Estou torcendo por você. Obrigado pela paticipação no Blog Consultório das Letras.

      Excluir
  3. eu preciso criar um texto mas não por onde começar! alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!