quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Que é Gramática Tradicional?

Chamamos de Gramática Tradicional do Português o conjunto de regras, de reflexões e de classificações a respeito dessa língua, especialmente produzido nos moldes gregos e latinos. Por isso, calca-se a priori na manifestação escrita da linguagem, tomando como referência os escritores de renome que, segundo se considera, são exemplos dignos de imitação para se usar bem o idioma.

A Gramática Tradicional é, portanto, de cunho prescritivo: receita modos de expressão e distingue o certo do errado.  Sua preocupação não está em descrever os usos possíveis da língua, mas em  preservar e indicar como corretos e aceitáveis os usos tradicionalmente eleitos como paradigmas.

Obviamente, a Gramática Tradicional tem sido empregada como normatização do uso da Língua Portuguesa em situações formais. É nessa modalidade que estão escritos os trabalhos científicos e quase que a totalidade do conhecimento acumulado pelas nações de fala portuguesa.

Dominar os preceitos da Gramática Tradicional é pré-requisito para que se consigam compreender as obras literárias, especialmente as produzidas até o século XIX e inícios do século XX, bem como os compêndios de leis e tratados da civilização. A cidadania tal qual a conhecemos só é possível plenamente àqueles que são capazes de se valer desse código tradicional, que dá acesso às regras que regem a sociedade e as relações nela vigentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!