quinta-feira, 16 de junho de 2011

Polícia da Língua - 1

Em minhas andanças por este mundo, tenho colecionado verdadeiras pérolas quanto ao uso da norma culta escrita. Há algum tempo, em trânsito pelo interior do país, assustei-me com este painel de anúncio:

Vejamos: há um momento hilariante quanto ao uso da norma culta. Todos sabemos (ou deveríamos saber...) que, na escrita, não fica bem usar plural em apenas um dos elementos do sintagma, ou seja, não é adequado anunciar um produto ou serviço ostentando uma falha na concordância. Não dá para relevar "Estruturas Metálica", não é verdade?

Mas certamente este não é o único problema do anúncio ao lado: há outro que é, no mínimo, bizarro. Existe uma diferença muito grande entre Mosquiteiro e Mosqueteiro, não é? Mosquiteiro é uma espécie de dispositivo para impedir que mosquitos entrem, por exemplo, pela janela. E, logicamente, mosqueteiro é aquele que manuseia um mosquete, ou seja, uma arma de luta. O que seria, então, uma "tela mosqueteira"? Teria ela o poder de manipular um mosquete (e ao final dizer "touché"?).

Já pensou se a moda pega e  Os Três Mosqueteiros passam a ser Os Três Mosquiteiros (no combate, por exemplo, à dengue...)?


Veja também:

2- "Polícia da Língua" - 2
3- "Polícia da Língua" - 3
4- "Polícia da Língua" - 4
5- "Polícia da Língua" - 5








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!