quinta-feira, 9 de junho de 2011

Como Começar a Redação?

Muitos têm trauma de fazer redação porque não sabem como começá-la. Na verdade, não existe uma fórmula para iniciar um texto, do mesmo modo como não existem fórmulas textuais. O que há são padrões estruturais inerentes a cada tipo de texto.

Porém, ainda que não haja uma fórmula mágica para começar sua redação, existem procedimentos que ajudam muito na produção do primeiro parágrafo dissertativo. Vamos a eles:

1- O primeiro parágrafo da dissertação pode ser uma tese, ou seja, ele pode conter aquilo que você pretende analisar durante o texto;

2- Essa tese pode ser composta por dois tipos de informações:

a) apresentação do assunto central tematizado;
b) apresentação do objetivo do seu texto.

Leia o exemplo abaixo:


Tema: A Pena de Morte dever implantada no Brasil?


"Sempre que ocorrem crimes hediondos, como o assassinato de crianças, parcela significativa da sociedade brasileira não demora a clamar por punições mais rígidas e, frequentemente, posiciona-se em favor da adoção da pena capital. Entretanto, ainda que esse tipo de punição possa parecer intimidatório, punir criminosos com a morte é antes atacar a manifestação da violência, e não as suas raízes".

No exemplo acima, o redator apresentou o tema (pena de morte) e estabeleceu o objetivo de seu texto (ele vai defender que a pena de morte não elimina o que gera a violência).

Esse é um exemplo de um início adequado de dissertação.

Pratique!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!