terça-feira, 21 de junho de 2011

O que é Onomatopeia?

Onomatopeia é um processo linguístico que consiste em uma tentativa de reproduzir na linguagem humana sons provenientes do ambiente ao redor. Tente localizar uma onomatopeia no excerto abaixo, extraído de Dom Casmurro (Machado de Assis):


"Com o tempo veio um fenômeno interessante. Pádua começou a falar da administração interina, não somente sem as saudades dos honorários, nem o vexame da perda, mas até com desvanecimento e orgulho. A administração ficou sendo a hégira, donde ele contava para diante e para trás.
--No tempo em que eu era administrador...
Ou então:
--Ah! sim, lembra-me, foi antes da minha administração, ou um dous meses antes... Ora espere; a minha administração começou. É isto, mês e meio antes; foi mês e meio antes, não foi mais".

Se você indicou a expressão Ah como onomatopaica, você acertou. Essa intejeição é originada na tentativa de imitar um som que emitimos para expressar espanto ou admiração, ou ainda alegria e contentamento, ou outras emoções que o contexto define bem.

As onomatopeias, de forma geral, são compreendidas universalmente porque reproduzem e imitam ruídos, sons relativos à natureza, à expressão humana,  ao canto de aves e grunhidos de animais. Elas são, ao mesmo tempo, uma figura de linguagem e um processo de formação de palavras novas. Assim, vocáblulos como bentevi, xixi e vuvuzela têm um toque onomatopaico inegável!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!