segunda-feira, 11 de julho de 2011

Berinjela, Maisena e Ortografia

Será que a grafia correta de berinjela é com j (como escrevi) ou é com g? A pergunta soa vazia, não é mesmo? Se fosse com g, eu não teria escrito com j... Mas o fato é que me fizeram essa perguntinha poucos dias atrás, e ela me fez refletir sobre a questão da dificuldade ortográfica que muitos sentem.

Para começar o assunto, é bom lembrarmos que as regras ortográficas são arbitrárias, isto é, foram estabelecidas em um dado momento, geralmente quando se sentiu que se deveria padronizar a escrita. Vale ressaltar, porque estamos nessa trilha, que nem sempre houve uma grafia padrão para o Português, e isto também vale para a imensa maioria dos idiomas.

O fato é que, pela necessidade de uniformização da escrita (que não cabe neste espaço trazer os detalhes), estabeleceram-se as normas ortográficas, que, via de regra, sofrem mudanças (também arbitrárias) de vez em quando. Há não muito tempo, maisena era frequentemente grafada como está na caixa do produto que leva esse nome: maizena. Modernamente, só se aceita grafá-la com s.

Acho que muitos têm dificuldade ao escrever certas palavras porque só as usam na fala. Quando se deparam com a necessidade de escrevê-las, acabam em dilema: é sessenta ou é sescenta? Logicamente é sessenta! Escreve-se seiscentos ou seissentos? Neste caso é seiscentos o correto.

Para finalizar esta breve reflexão, e a título de curiosidade, a palavra berinjela é de origem persa (badnjan) e entrou no vernáculo pelo árabe (badinjanâ). Já a palavra maisena vem da forma do taíno maís (tipo de milho graúdo) e entrou no Português pelo espanhol maíz. Perceberam por que se grafou com z por muito tempo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!