quarta-feira, 13 de julho de 2011

Conotação e Denotação


Liguagem denotativa é aquela em que se usam as palavras em seu sentido literal ou mais comum. Para exemplificar, leia o texto abaixo de Carlos Drummond de Andrade:
"A História de Chapeuzinho Vermelho sempre me pareceu mal contada, e não há  esperança de se conhecer exactamente o que se passou entre ela, a avozinha e o lobo.
Começa que Chapeuzinho jamais chegara depois do lobo, à choupana da avozinha. Ela vencera na escola o campeonato infantil de corrida a pé, e normalmente não andava a passo, mas com ligeireza de lebre. Por sua vez, o lobo se queixava de dores reumáticas, e foi isto, justamente, que fez Chapeuzinho condoer-se dele.
Estes são pormenores da história, ouvida por Tia Nicota, no começo do século, em Macaé. Segundo ali se dizia, Chapeuzinho e o lobo fizeram boa liga e resolveram casar-se. Ela estava persuadida de que o lobo era um príncipe encantado, e que o casamento o faria voltar ao estado natural. Seriam felizes, teriam gêmeos. A avozinha opôs-se ao enlace, e houve na choupana uma cena desagradável entre os três. O lobo não era absolutamente príncipe, e Chapeuzinho, unindo-se a ele, transformou-se em loba perfeita, que há tempos ainda uivava à noite, nas cercanias de Macaé".
 Aqui, a correlação lobo uivava está sendo usada em seu sentido literal, pois uivar é característico de lobos. Assim, dizemos que o uso do verbo uivar, nesse contexto, é denotativo. Já a linguagem conotativa é aquela em que se emprega um termo de forma figurada. Compare a passagem acima de Drummond com o seguinte excerto de Érico Veríssimo:
          
"Era uma melodia lenta e meio fúnebre. O agudo do som do instrumento penetrou Ana Terra como uma agulha, e ela se sentiu ferida, trespassada. Mas notas graves começaram a sair da flauta e aos poucos Ana foi percebendo a linha da melodia... Reagiu por alguns segundos, procurando não gostar dela, mas lentamente foi se entregando e deixando embalar. Sentiu então uma tristeza enorme, um desejo amolecido de chorar. (...)
De repente Ana Terra descobriu que aquela música estava exprimindo a tristeza que lhe vinha nos dias de inverno quando o vento assobiava e as árvores gemiam - nos dias de céu escuro em que, olhando a soledade dos campos, ela procurava dizer à mãe o que sentia no peito, mas não encontrava palavras para tanto. Agora a flauta do índio estava falando por ela..."   

Todos hão de concordar com o fato de que vento não assobia nem árvore geme. Esse recurso usado pelo grande escritor Érico Veríssimo se chama prosopopeia ou personificação, uma figura de linguagem que consistem em, figurativamente, atribuir características humanas a seres inanimados. Trata-se de um claro exemplo de conotação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!