quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sicrano ou Siclano?

Já passei por muitas situações hilariantes por "nadar contra a maré" e insistir (como cabe aos professores de Português...) em usar a forma correta de algumas palavras (conforme a tradição gramatical). Certa vez, pedi à balconista da padaria "dez pãezinhos". Para meu espanto, a moça riu e repetiu em tom de correção: "dez pãozinhos"... Logicamente, o plural de "pãozinho" é  "pãezinhos", mas ela achou (imagino) que soava mal dois momentos plurais em uma mesma palavra.

Outra situação cômica envolveu a palavra "sicrano". É isso mesmo: o correto não é "siclano", mas sicrano, por mais que soe estranho aos ouvidos ou pareça errado. A frase era mais ou menos assim: Não foi o Fulano quem fez isso; foi o Sicrano... E os olhares de reprovação não cessaram até que eu expliquei, deliberadamente, percebendo a dúvida que pairou no ar, que o correto é sicrano, com R mesmo, e que essa palavra, de origem popular, significa em geral a segunda pessoa de uma tríade (Fulano, Sicrano e Beltrano). Aproveitei a ocasião e acrescentei que se escreve com S e não com C.

Fica aqui a dica: se perceber que vai causar dúvida nos ouvintes, mude a palavra no contexto, para não acontecer de você estar certo e aparentar ao olhar da opinião que está errado. Está valendo o ditado que diz que "é melhor prevenir do que remediar" (embora a regência correta neste dito popular deva ser "preferível prevenir a remediar").


3 comentários:

  1. adorei o post!
    queria mesmo saber a forma correta da palavra SICRANO, agora aprendi, obrigada

    ResponderExcluir
  2. queria saber o formar correta de: Senão ou se não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Primeiramente, quero agradecer pelos comentários e por acessar o Blog Consultório das Letras.

      Quanto à grafia (1)SENÃO e (2)SE NÃO, ambas as formas existem em português.
      (1) SENÃO - equivale a DO CONTRÁRIO, CASO CONTRÁRIO , sempre expressando uma ideia de oposição. Veja o exemplo:

      * Estude, senão (caso contrário) você não conseguirá passar no exame.

      (2) SE NÃO - equivale a CASO NÃO, QUANDO NÃO. A palavra SE dessa locução pode ser uma conjunção condicional ou uma conjunção integrante. Veja o exemplo:

      * Se não chover, iremos à praia. (condicional, equivalente a CASO NÃO CHOVA...)

      Espero que você tenha compreendido a diferença, e as possibilidades de uso das duas expressões.

      Grande abraço, e obrigado pela participação tão pertinente!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário!