quinta-feira, 24 de maio de 2012

Reflexões sobre o Gênero Cartaz

Na postagem anterior, propus a análise e intepretação de um texto de gênero cartaz propagandístico. Nesta postagem, conforme prometi, vou dar as respostas às questões formuladas.

a) Ao redigi-lo, qual foi a intenção comunicativa do autor do cartaz?
 
Obviamente, a intenção de quem escreveu o cartaz foi a de anunciar seus préstimos ou serviços como pintor, pedreiro e jardineiro.

b) Explique por que, do modo como está organizado, o conteúdo do cartaz pode gerar um efeito de humor não pretendido por quem o escreveu?
 
Do modo como está escrito, pode-se entender que o anunciante faz bico, jardim, pedreiro e pintor, o que certamente ocorre porque o verbo fazer seguido de todos os demais substantivos oferece essa possibilidade jocosa de interpretação. Obviamente, o contexto e o gênero textual desautorizam essa interpretação.

 
c) Reescreva o texto do cartaz de forma que ele produza o efeito pretendido, atendendo ao gênero a que pertence.

Melhor seria que o autor do cartaz tivesse escrito: "Faço bico como jardineiro,pedreiro e pintor".

d) Quais são os elementos presentes no texto que o inscrevem nesse gênero?
 
A dimensão reduzida, o texto direto e os telefones de contato, o conteúdo anunciado e o suporte em que o texto é veiculado o inserem no gênero cartaz.
 
 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Gênero Cartaz - Interpretação de Textos

Fotografei o cartaz ao lado em uma belíssima praia do litoral norte de São Paulo. Trata-se de um texto de gênero propagandístico informal, bastante comum para anunciar prestação de serviços emergenciais. Do modo como está redigido, porém, serve mais para a formulação de questões para prova de português e exercício de redação.

Atendendo a pedidos, aqui vão algumas questões que se podem levantar a partir da leitura de um cartaz:

a) Ao redigi-lo, qual foi a intenção comunicativa do autor do cartaz?

b) Explique por que, do modo como está organizado, o conteúdo do cartaz pode gerar um efeito de humor não pretendido por quem o escreveu?

c) Reescreva o texto do cartaz de forma que ele produza o efeito pretendido, atendendo ao gênero a que pertence.

d) Quais são os elementos presentes no texto que o inscrevem nesse gênero?


Na próxima postagem, darei as respostas.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Lhama ou A Lhama?

Parece natural para a maioria das pessoas achar que o correto é dizer a lhama em vez de o lhama. Mas, antes das considerações linguísticas em relação a esse animal, cuja feição você pode apreciar na foto ao lado, vamos explicar o que é lhama: trata-se de um animal da família dos camelídeos, que, de acordo com os especialistas, é facilmente domesticável. Apesar dessa prestatividade, o lhama é considerado um animal muito irritadiço, que pode "cuspir" contra aqueles que o incomodam uma espécie de gosma espessa e muito mal cheirosa.

Do ponto de vista da linguagem, lhama é um substantivo masculino. Por isso, quando usamos genericamente essa palavra, devemos usar o artigo O: o lhama. Contudo, é também um substantivo comum de dois gêneros, isto é, dizemos o lhama para nos referirmos ao macho e a lhama para a fêmea.

Sabemos com segurança que esse vocábulo, oriuando da forma llama da língua quíchua, entrou na Língua Portuguesa em 1858. Vale lembrar que no Português europeu grafa-se lama e não lhama.





sábado, 14 de janeiro de 2012

UNICAMP 2ª FASE - PORTUGUÊS

Aqui vão algumas dicas rápidas para se sair bem na prova de Português da UNICAMP:

1- Leia com muita atenção o enunciado da questão até ter a certeza de que entendeu o que a banca espera de você. Não pule pedaços do texto nem do enunciado;

2- Quando tiver a certeza de que sabe o que deve fazer, qual é a tarefa que deve ser cumprida, passe a responder os itens nos espaços indicados. Lembre-se de que as respostas não devem ser reduzidas nem extrapoladas. Isto quer dizer que você não deve responder menos do que foi solicitado, mas também não deve ir além do que a questão pediu;

3- As respostas devem ser construídas de maneira clara, direta e objetiva e devem passar a impressão de completude, isto é, o corretor deve perceber, pela sua resposta, que você entendeu a questão e que conseguiu satisfazer a exigência dela sem faltar nada;

4- Muitas vezes, a questão pede uma explicação. Nesse caso, uma estratégia adequada de resposta é a seguinte:

a) Responda à primeira parte da questão;

b) Após uma vírgula ou um ponto final (dependendo da extensão da primeira parte), coloque a explicação que atende à solicitação da pergunta.

5- Lembre-se de manter a calma e de controlar a ansiedade antes, durante e depois da prova!


Para concluir, veja alguns exemplos de questões da segunda fase da UNICAMP comentadas pela banca de correção desse vestibular: http://ow.ly/8tH5L

Boa prova para você!




quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

DICAS PARA FUVEST 2ª FASE - REDAÇÃO

Atendendo a solicitações, aqui vão algumas dicas úteis e práticas para  você escrever uma boa Redação na FUVEST:

1- Leia com atenção a proposta temática + a coletânea apresentada, interpretando inclusive as eventuais figuras e ilustrações que acompanhem a proposta;

2- Ao cumprir o item anterior, leia primeiro a formulação temática para saber o que buscar na coletânea, que deve proporcionar a  você um ponto de partida para a reflexão sobre o tema pedido;

3- Não comece a escrever o texto sem antes ter a certeza de que entendeu o tema e, logicamente, o que se espera de você no texto que será redigido. Fazer uma Redação na FUVEST (assim como nos demais vestibulares é, antes de tudo, cumprir tarefa(s) );

4- Você deve estar se preguntando: "Como ter certeza de que entendi o tema?" Bem, é fácil: responda  a si mesmo as seguintes perguntas:

a) Qual é o assunto central desta prova de Redação?
b) O que o tema quer que eu aborde em relação a esse assunto? ou Qual é o recorte temático?
c) De que modo a coletânea de textos apresentada pode ajudar no encaminhamento argumentativo do meu texto?

Se você conseguir responder a estas três questões (para si mesmo, mentalmente), então você está pronto para continuar.

5- O próximo passo deve ser produzir o rascunho do texto. Lembre-se de que a prova de Redação da FUVEST espera que você escreva uma dissertação, na ampla maioria das vezes de natureza argumentativa, posicionando-se sobre um tema que tende a ser mais abstrato e filosófico do que na maioria dos vestibulares;

6- Ao produzir o rascunho de sua dissertação, lembre-se de apresentar a tese que você pretende defender e, em seguida, apresentar os argumentos que você selecionou (oriundos da leitura da coletânea e também de sua bagagem pessoal, como leitor crítico da grande imprensa). Fica bem apresentar um argumento por parágrafo, de forma clara, direta e objetiva. Tenha em mente que a utilização de relação causa-efeito e de exemplificação sempre acrescenta qualidade ao argumento;

7- Após argumentar, escreva a conclusão de seu texto, evitando ser repetitivo. Finalize o debate deixando claro que a tarefa de defender a tese foi levada a cabo;

8- Depois disso, releia o rascunho, corrija os eventuais erros de gramática, elimine a repetição desnecessária de palavras e de conectivos e, relendo o primeiro parágrafo, selecione dele as palavras-chave que, unidas e bem alinhadas, podem oferecer um título adequado ao texto. Algumas vezes, a FUVEST pede explicitamente a colocação de título;

9- Passe a limpo o texto e dê a tarefa por cumprida;

10- Se você errar enquanto está passando a Redação a limpo, não se preocupe: há um modo bem prático de se livrar do problema.


Em meu livro "Como Fazer uma Redação Vencedora", há todo um percurso que você deve seguir para conseguir uma Redação de sucesso nos vestibulares do tipo FUVEST. Se você possui esse livro, deixo como dica final a (re)leitura dos capítulos 3, 5 e 9 antes da segunda fase da FUVEST.

Desejo a todos vocês uma excelente prova de Redação!