terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Lhama ou A Lhama?

Parece natural para a maioria das pessoas achar que o correto é dizer a lhama em vez de o lhama. Mas, antes das considerações linguísticas em relação a esse animal, cuja feição você pode apreciar na foto ao lado, vamos explicar o que é lhama: trata-se de um animal da família dos camelídeos, que, de acordo com os especialistas, é facilmente domesticável. Apesar dessa prestatividade, o lhama é considerado um animal muito irritadiço, que pode "cuspir" contra aqueles que o incomodam uma espécie de gosma espessa e muito mal cheirosa.

Do ponto de vista da linguagem, lhama é um substantivo masculino. Por isso, quando usamos genericamente essa palavra, devemos usar o artigo O: o lhama. Contudo, é também um substantivo comum de dois gêneros, isto é, dizemos o lhama para nos referirmos ao macho e a lhama para a fêmea.

Sabemos com segurança que esse vocábulo, oriuando da forma llama da língua quíchua, entrou na Língua Portuguesa em 1858. Vale lembrar que no Português europeu grafa-se lama e não lhama.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!