terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dicas para a Redação na PUC SP e PUC Campinas

Recebi algumas perguntas sobre as propostas de redação da PUC SP. Resolvi, então, fazer algumas postagens sobre isso. Segue a primeira dica de uma série sobre a PUC SP  e a PUC Campinas.





Leia mais no facebook:

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DICAS PARA A REDAÇÃO DA UNICAMP 2013

 
A primeira fase da UNICAMP está chegando e muitos têm dúvidas quanto ao que a prova de redação desse vestibular espera do candidato. Em meu livro, REDAÇÃO TOTAL - Os Gêneros Textuais nos Vestibulares de Hoje, lançado em agosto na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, propus algumas dicas para que a sua redação na UNICAMP alcance as expectativas da prova:
 
 
 
"(...)Podemos estabelecer algumas balizas para que a sua redação no vestibular da UNICAMP garanta a qualidade que as bancas elaboradora e examinadora esperam encontrar nela:
1- Ao escrever, procure atender às exigências do tema de modo natural. Não permita que seu texto passe a impressão de uma redação pré-fabricada, feita a partir de modelos e esquemas previamente “decorados”. Evite também o chamado “texto burocrático”, aquele que é feito apenas para cumprir as exigências da proposta. Enfim, não seja simplista: redija de modo que transpareça autoria.
 
2- Em relação ao uso da linguagem, certifique-se de você está usando a modalidade e o registro compatíveis com o gênero que foi solicitado. Além disso, faça as escolhas lexicais que atendam ao gênero e à interlocução. O uso adequado das palavras e também dos elementos de coesão podem garantir um texto que tenha fluidez, algo que o examinador quer encontrar na sua redação.
 
3- Deixe marcas evidentes do estabelecimento da interlocução que foi apontada pelas condições de produção apresentadas na proposta. Crie a interlocução de modo que ela pareça natural e verdadeira. Lembre-se de que a interlocução bem estabelecida tem o poder de tornar o texto convincente. Você não estará escrevendo para o corretor, mas sim para um interlocutor já estabelecido na proposta.
 
4- Leia com muita atenção os comandos da proposta e o texto de apoio. Ele não é um mero acessório. Pelo contrário: espera-se que você aproveite ao máximo o texto lido para o cumprimento das tarefas que são solicitadas. De nada adianta apenas tangenciar o texto. É preciso ser capaz de usar as ideias e informações nele contidas com eficácia e pertinência.
 
5- Domine os gêneros textuais a ponto de poder produzir seu texto com a segurança de que você não está escrevendo algo genérico que “se parece um pouquinho com o que foi pedido”. Em outras palavras: um editorial não é o mesmo que dissertação tradicional; uma entrevista não são meras perguntas e respostas.
 
6- Persiga o objetivo de apresentar à banca de correção textos que sejam bem articulados e que sejam uma unidade textual. A produção do sentido e a fluidez de leitura dependem em grande parte do modo como as ideias são sequenciadas no texto."
 
 
Bons textos na UNICAMP. Estou torcendo por você!